12 de agosto de 2010

Mercado de Trabalho no Futuro(você é quem faz a diferença)


Mercado de Trabalho no Futuro
Como é gostoso repartir a culpa!
Podemo afirmar que “Falta de tempo” seria o termo popular para falta de auto-disciplina. Porém fica mais suave rotulá-lo assim, de forma popular, pois dá uma impressão de que não chegamos no objetivos por motivos de forças maiores, que fogem ao nosso controle, e assim sentimo-nos menos culpados por nossos fracassos.
Auto-disciplina é a chave para o sucesso. Pense nos grandes empresários, esportistas, músicos, cantores, performistas que alcançaram sucesso e conheça um pouco de suas histórias. Verá que houve muito comprometimento ao longo dos anos, horas a fio de treino físico e mental para que se atingisse a excelência e ao mesmo tempo abdicação de muitas coisas menos importantes.
Temos a tendência de analisar somente o produto acabado, o cidadão realizado, bem sucedido e suspiramos (como se não soubéssemos o verdadeiro motivo): “Ah, como ele é um cara de sorte…”.
O slogan “Potência não é nada sem controle“, divulgado nas propagandas da PIRELLI, se encaixa bem nesta reflexão que estamos fazendo. Ter habilidades natas nos confere um pouco de vantagem sobre a concorrência, mas acaba aí se não pudermos agregar a isto uma boa dose de controle, ou seja, auto-disciplina para seu aperfeiçoamento.
É impossível desvincular o sucesso pessoal e profissional da auto-disciplina. E o que seria auto-disciplina senão direcionar sua força, tempo, habilidades de forma contínua e controlada para aquilo (objetivos pessoais e profissionais) que você determinou como prioritário em sua vida?
As pessoas comuns agem assim, o mundo tem que estar muito perfeito para que se dediquem a determinada tarefa. Quer emagrecer mas não vai à academia porque está frio, não vai fazer regime porque está de férias…Para tudo temos um porque convincente para nós mesmos e assim continuamos na média, medíocres.
Construir uma auto-disciplina requer vontade acima de tudo e muita dedicação. Vai aqui 3 dicas para você refletir que podem auxiliá-lo nesse processo de reconstrução.
• Analise suas atitudes diárias, se batem com seus objetivos pessoais e profissionais a médio e longo prazo;
• Redefina, ou suas atitudes, ou seus objetivos, para que andem em harmonia;
• Não espere para fazer essa reflexão somente na virada do ano, faça regularmente e corrija a rota se for o caso
Os momentos de prática de auto-disciplina hoje vão determinar o curso de nossas carreiras e vidas nos próximos anos, e o que somos hoje (ou deixamos de ser) é o puro resultado de anos passados. Ainda com relação a pesquisa do SEBRAE, os cursos a distância são um grande teste de auto-disciplina para qualquer um. Conseguir concluir um curso a distância sem professor no pé, ter que fazer seu próprio horário, é mais difícil do que você pode imaginar, e o grande obstáculo não poderia ser outro.
Respondendo a pergunta do artigo, parece que a auto-disciplina é a linha divisória que separa os bem sucedidos, notáveis, das pessoas comuns.
Tenho procurado aproveitar o tempo ocioso entre o transporte até o trabalho para fazer esse tipo de análise e tenho visto algumas incoerências em minhas atitudes com relação aos meus objetivos pessoais e profissionais e estou redefinindo algumas atitudes e enfrentando algumas desculpas. E você, já fez uma análise introspectiva desse tipo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!