7 de março de 2010

ARTIGO SEXTO DOS DIREITOS HUMANOS..


http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/galerias/60anos/artigos/6.htm

Artigo Sexto
Cada um tem direito, desde seu nascimento, a ter um nome, uma nacionalidade e a ser alojado.

Textos Bíblicos
A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas. (Dt 16,20)
Todos os Governos deveriam aceitar e aplicar os meios oferecidos pelas Nações Unidas, e por outras organizações internacionais, para a proteção dos direitos do homem e das liberdades fundamentais, bem como para o estatuto da igualdade da mulher e sua plena participação nas atividades humanas. (Declaração da IV Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, Upsala, 1968).
É infame tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, os tormentos corporais e mentais e as tentativas para violentar as consciências; tudo quanto ofende a dignidade da pessoa humana, como as condições de vida infra-humanas , as prisões arbitrárias, as deportações, a escravidão, ... São infames as condições degradantes de trabalho em que os operários são tratados como meros instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis. Todas essas violações do direito e outras semelhantes ao mesmo tempo que corrompem a civilização humana, desonram mais aqueles que as padecem injustamente. Elas ofendem gravemente a honra devida ao Criador. (Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 1965).

Um prêmio para os que fazem a sociedade virtual


http://www.dhnet.org.br/dhnet/midia/midia4b.htm

Um prêmio para os que fazem a sociedade virtual
Tribuna do Norte 1999
Uma das maiores e mais famosas comunidades virtuais de informação e entretenimento da Internet, a StarMedia, escolheu o site e provedor de informações da Rede Telemática Direitos Humanos & Cultura/Dhnet, produzido em Natal, como o melhor do mês de junho dedicado a temas sociais. Os critérios avaliados foram conteúdo, criatividade e visual. Os especialistas da StarMedia classicaram o site potiguar como "excepcional".
A StarMedia mandou um e-mail para a o Dhnet comunicando a escolha e informando o envio da medalha comemorativa. "Esta é nossa contribuição para que toda a comunidade internauta saiba que sua página é diferente de todas as outras. Continuem com esse trabalho extraordinário", diz um trecho do e-mail.
Mas esse não é o primeiro prêmio que a Dhnet recebe. Quem, acessar o site (http://www.dhnet.org.br/) vai ver que lá já estão os selos do Web Guide, Zeek!, Cidadania Sim, Colnodo, Escola Net entre outros.
A equipe da Dhnet é formada por Roberto Monte e Aluízio Mathias (coordenadores), Henrique José e José "J.J." Júnior (webdesigners), Emanoel Amaral (desenhos) e Washington Araújo (ombudsman). Segundo Roberto Monte, o site é um produto coletivo resultante de uma intensa discussão com todo o grupo.
Para o coordenador, o prêmio da StarMedia é o uma sequência natural de um trabalho que vem sendo realizado há quase cinco anos. "O principal nisso tudo é a questão da educação. Hoje as pessoas reclamam que não há mais uma grande participação como os movimentos do passado. O que eu acho é que estamos muito desplugados", diz.
Para ele, a Internet não serve apenas para quebrar paradigmas, mas para mudar a forma de agir de uma forma mais barata e rápida.
Com o prêmio, a Dhnet entra para a sessão de links da StarMedia, além de receber destaque na página principal do site durante todo esse mês. A StarMedia está investindo muito em publicidade. Atualmente, eles estão constantemente na mídia, patrocinando inclusive o Programa H, da Rede Bandeirantes. "Isso é muito bom para ampliarmos o nosso número de acessos à página", comenta Monte.
PLANOS — Ele adianta que a partir de agora a Dhnet começa a enveredar por caminhos diferentes e investir massivamente em divulgação. O site acaba de inaugurar a sua versão 99.1 — como o próprio Roberto Monte denomina — e estuda novas formas de interagir com os internautas. "A gente sente que este tipo de veículo tem que ter algo novo. Vamos lançar cursos on line, ligado ao Sistema Internacional de Proteção aos Direitos Humanos e com o apoio do governo holandês", adianta.
Apesar de ser uma referência dos Direitos Humanos no país, a Dhnet quer ampliar ainda mais o seu alcance e importância, levando o trabalho realizado em Natal para todos os países de língua portuguesa no mundo. Da África à Ásia.
Daqui para frente, a tendência do Dhnet é ousar mais na área tecnológica. "Em Internet, se você não delirar não avança", profetiza Roberto Monte. Uma das ações ousadas que o provedor de informações potiguar realizou este ano foi transmitir para todo o planeta o último julgamento do policial civil Jorge Abafador, condenado por participar de uma chacina no bairro de Mãe Luíza, que movimentou os representantes dos Direitos Humanos em Natal.
A Dhnet foi criada no dia 1º de maio de 1995, dia internacional do trabalho, surgindo primeiro no sistema de BBS (Bulletin Board System). Em 1996, com a entrada da Internet no Brasil, a Rede de Telemática Direitos Humanos & Cultura lançou a Dhnet, primeiro provedor brasileiro de informações totalmente dedicado às questões de Direitos Humanos, Cultura, Educação e Cidadania.

DEDICAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS AQUI NO BRASIL...


http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1906&Itemid=2

Chico Whitaker foi homenageado por seu trabalho dedicado à justiça social



28 de setembro de 2006
Um dos idealizadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Francisco Whitaker Ferreira, da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP/CNBB), recebeu o prêmio Right Livelihood Award 2006, conhecido como o Nobel Alternativo. Segundo comunicado oficial do prêmio, Chico foi homenageado por seu trabalho de toda uma vida dedicado à justiça social, que fortaleceu a democracia brasileira e ajudou a dar luz ao Fórum Social Mundial, mostrando que um outro mundo é possível.
Idealizador do MCCE vence Nobel Alternativo

Um dos idealizadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Francisco Whitaker Ferreira, da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP/CNBB), recebeu o prêmio Right Livelihood Award 2006, conhecido como o Nobel Alternativo.

Segundo comunicado oficial do prêmio, Chico foi homenageado por seu trabalho de toda uma vida dedicado à justiça social, que fortaleceu a democracia brasileira e ajudou a dar luz ao Fórum Social Mundial, mostrando que um outro mundo é possível.
O prêmio é outorgado desde 1980 pelo Parlamento Sueco para homenagear e apoiar aquelas pessoas que "trabalham na busca e aplicação de soluções para as mudanças mais urgentes que precisa o mundo atual".