16 de julho de 2011

MAHIKARI é um novo movimento religioso surgido no Japão


MAHIKARI é um novo movimento religioso surgido no Japão. Seus membros acreditam ser esta uma arte espiritualista que tem por objetivo a renovação espiritual de toda a humanidade. Segundo eles, esta renovação é fundamentada por revelações divinas que Deus (o Deus Supremo, criador do céu e da Terra) teria revelado para seu fundador Yoshikazu Okada.
Os movimentos, quase sempre, se utilizam de uma técnica chamada "ARTE MAHIKARI" (ou Okiyome) que, de acordo com os adeptos, é uma sagrada arte concedida por Deus, para transmitir a Luz Divina com o objetivo de purificar o espírito, a mente e o corpo. Essa energia é transmitida através da imposição da mão pelos praticantes e segundo eles, tem como objetivo transmitir a luz para as pessoas. Os praticantes se intitulam pontes entre deus e os demais seres humanos
Estatísticas
Não existem estatísticas oficiais sobre o número total de seguidores da MAHIKARI nem nos países lusófonos, nem no restante do mundo. Isso ocorre devido ao fato de a Mahikari evitar exposição através das mídias e se manter reservada quanto ao número de seguidores, arrecadações, templos, etc.
[editar] Sedes
A sede mundial da mahikari, mais especificamente da Sukyo Mahikari (o maior dos movimentos), está situada em Hida, Takayama, no Japão. Lá está construído o chamado Templo Mundial Principal SUZA, onde é venerado Deus.
O templo foi inaugurado em 1984 em uma área de aproximadamente 20.000 metros quadrados. Esse templo, bem como todos os outros da seita, foi construído apenas com doações que seus seguidores fizeram especificamente para a construção, independente das demais feitas mensalmente em todas as sedes do mundo.
A sede no Brasil está situada na cidade de São Paulo (vide Sukyo Mahikari).
[editar] Deus Su
Segundo a mahikari, Deus é único. No entanto, paralelamente, existem outros diferentes deuses que zelariam pela humanidade. Todos estes deuses seriam, assim como o homem, frações do mesmo deus, o Deus *Su.
[editar] O homem
Na mahikari, o homem é visto como um ser composto de espírito, mente e corpo. Criado para realizar uma missão dada por Deus e apenas assim, conseguirá alcançar a felicidade. O ser humano, segundo a seita, possui carma acumulado através da inúmeras reencarnações e precisa se purificar.
Os espíritos e/ou pensamentos negativos podem infiltrar-se no corpo material ou permanecer perto devido ao grande carma de cada pessoa, influenciando negativamente a vida do homem. Isso traz resultados ruins para a pessoa. Dessa maneira, a maior parte das doenças estaria justificada e explicada.
[editar] O futuro da humanidade
Segundo a mahikari, Deus Su teria anunciado uma nova era que está próxima para a humanidade. Haverá antes, porém, grande período de conturbações na Terra. Este período se iniciou com a chamada Era do Batismo de Fogo, no ano de 1962. Durante esse espaço de tempo, ocorrerá catástrofes climáticas e ambientais, guerras e conflitos, epidemias, etc. Sendo assim, os membros da seita acreditam que são os responsáveis pela purificação de toda a humanidade e possuem essa missão especial de Deus, a de purificar a humanidade e encontrar os escolhidos para iniciar o paraíso na terra.
[editar] A morte
Os seguidores da mahikari creem na reencarnação após a morte. Quando uma pessoa morre, seu espirito, seu corpo espiritual e seu corpo astral vão para o chamado "mundo astral". Este é dividido em 7 dimensões diferentes, sendo que Deus Su está acima da sétima dimensão.
[editar] Okiyome (arte mahikari)
Para os praticantes, okiyome consiste na transmissão da "luz verdadeira" (Ma = Verdade; Hikari = Luz) através da palma das mãos ou da ponta dos dedos. Essa "energia cósmica e purificadora" eliminaria as essências tóxicas espiritual, mental e física, permitindo, dessa maneira, que o ser humano volte a viver de acordo com os princípios fundamentais do Universo, adquirindo de modo natural a saúde, a harmonia e a prosperidade. Enfim, uma vida feliz e produtiva. Quem pode fazer o okiyome é aquele fez um treinamento de três dias e recebeu o sagrado Omitama. Medalha recebida ao final do terceiro dia desse treinamento, o qual os membros acreditam ser uma antena que capta a luz divina.
*Supremo = Deus Criador, que está acima de tudo
[editar] Alguns termos da mahikari
• Dai dojo, Tyu dojo, sho dojo e jun dojo: Sedes da mahikari, onde são praticadas a "arte mahikari" e o aprimoramento espiritual, através da respectiva arte.
• Okiyomesho e Renrakusho: outros tipos de sedes, não "oficiais", similar as outras.
• Goshintai: É um quadro sagrado, localizado no "Altar Divino" que está conectado a Deus Su. Este quadro emana sem interrupções a Luz Divina.
• Hito: É o verdadeiro filho de Deus, purificado e de acordo com os ensinamentos da Mahikari.
• Mahikaritai: É o grupo de jovens da mahikari.
• Okiyome: É a arte mahikari (imposição da mão), a arte de irradiar luz divina pela palma da mão a chamada Luz espiritual proveniente de Deus Su, para purificar praticamente tudo. Exemplo: pessoas, animais, alimentos, ambientes em geral, plantas, etc..
• Omitama: É uma medalha sagrada que está conectada a Deus Su, através de ondas espirituais, possibilitando a transmissão da Luz Divina e a prática do okiyome.
• Seijoka: Termo que designa o processo de purificação.
[editar] Arrecadação
Membros da mahikari, entretanto, argumentam que quando se torna kumite, cada praticante contribui mensalmente com um valor de R$12,00 (doze reais) (no caso do Brasil). Esse valor de agradecimento é padrão no mundo inteiro.
[editar] Treinamentos
Membros da mahikari, entretanto, argumentam que os treinamentos ministrados pelos mestres praticantes da arte mahikari são seminários onde o participante tem como maior desafio absorver três dias de ensinamentos intensos, pois os iniciantes passam esses três dias sentados ouvindo de forma ininterrupta os preceitos que são permitidos aos membros iniciantes. Para que os membros possam passar a níveis mais elevados da seita, precisam cumprir metas para assim poderem realizar outros seminários onde ouvirão ensinamentos conforme o nível em que forem subindo na hierarquia da seita.
[editar] Outros movimentos religiosos
• Sekai mahikari bunmei kyodam, ativa desde 1959. Esta, deu origem a outras 5 organizações;
• Shin yu gen kyu sei mahikari kyodan, desde 1974;
• Sukyo mahikari, desde 1978;
• Subikari koha sekai shinda, desde 1980;
• Mahikari seiho no kai; e
• Yokoshi tomo no kai.
Dois movimentos teriam inspirado a criação destes. São eles:
• Seita Omoto kyo, ativa desde 1892; e
• Sekai kyusei kyo (também chamada de Johrei ou simplesmente SKK), desde 1934. Esta, deu origem a outras 21 organizações.
[editar] Variações do nome
O nome de Yoshikazu Okada varia de organização para organização. Ele seria conhecido por:
• Kotama Okada
• Ryodo
• Seigyoku
• Seio
• Sukuinushisama ou Sukuinushi-Sama
O mesmo ocorre com a filha adotiva de Yoshizaku Okada, segundo os adeptos. Ela teria utilizado os seguintes nomes:
• Keiju Okada
• Keishu Okada
• Seishu Okada
Em 1978, surgiu a sukyo mahikari, onde se intitula Segunda Oshienushi-Sama.
A Sra Keiju Okada é filha adotiva de Yoshikazu Okada, mas também grande responsável pelas divulgações dos ensinamentos e a grande expansão da entidade com o intuito de salvar a humanidade.
[editar] Obras
Muitos livros e revistas foram publicados sobre a mahikari, porém são apenas distribuidos aos membros e estes são orientados a não mostrar suas publicações a não-membros, pois segundo as orientações dos dirigentes, esses não entenderiam os ensinamentos "divinos".
A principal obra sobre o ensinamento do movimento é o Goseigen, conhecido como livro de revelações divinas. Livro em que os membros acreditam ter sido totalmente escrito através de revelações divinas por seu fundador para ser o guia dos escolhidos por deus.
O movimento publica mensalmente uma revista que é distribuída aos membros. Esta, traz informações sobre a filosofia, as práticas e costumes da mahikari, além de depoimentos de adeptos.