5 de janeiro de 2010

A VIOLÊNCIA VOCÊ NÃO PREVÊ, ELA VEM DERREPENTE E NIMGUEM ESTÁ PREPARADO PARA ELA ;VEJA O QUE ERA UMA SIMPLES PESCARIA DE CORVINAS EM BORACÉIA NA PRAIA

EU E MEU AMIGO PESCADOR GUMA, MARCELO E OUTROS QUE TRABALHAM NA GM DE SÃO BERNADO DO CAMPO.

***************************************************************************************+
***************************************************************************************http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2002/10/22.html

São Sebastião:
Segunda Etapa do Powerbar Reebok Short Adventure
Tubarão mata turista em São Sebastião
O tubarão-tigre
Prefeito diz que pode até "fechar" praia’água
Espécie tem sido vista no Litoral Norte
Morte de turista leva pânico à praia
Tubarão mata turista em São Sebastião
Corpo de estudante é encontrado na praia de Maresias; laudo atesta que rapaz foi mordido por um "peixe grande"

São Sebastião - O turista André Luís Lopes, 20 anos, foi encontrado morto no último domingo com o rosto desfigurado na praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião. A suspeita mais provável é que ele tenha sido atacado por um tubarão.
A hipótese é sustentada pelos familiares, inclusive pela mãe do estudante Terezinha de Jesus Lopes, 40 anos, por causa da gravidade dos ferimentos. Lopes teve o olho, nariz, boca e uma orelha arrancados.
A morte do turista deixou a cidade em pânico. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) diz que a causa da morte seria "asfixia mecânica por submersão no mar (afogamento) e traumatismo da face por mordedura animal (peixe grande)".
O oceanógrafo Hugo Galo Neto disse que não está descartada a possibilidade de o turista ter sido atacado por um tubarão-tigre (leia texto abaixo).
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2002/10/22.html
Morte de turista leva pânico à praia

São Sebastião - A surfista de São Sebastião Marcela Patrícia Araújo, 26 anos, que estava na praia de Maresias no último domingo, disse que ficou assustada no momento em que o corpo do estudante foi retirado da água por causa dos ferimentos no rosto.
"O rosto estava bastante deformado e pela aparência pode até ser um ataque de tubarão", disse.
Ela afirmou ainda que há alguns meses atrás estava surfando e observou uma sombra escura e grande no mar e pediu ajuda para o Corpo de Bombeiros. "Nunca avistei um tubarão na praia, mas fiquei com medo. A informação que recebi era que se tratava de uma arraia gigante", disse.
Marcela disse que vai evitar pegar ondas na praia de Maresias nos próximos dias. Segundo ela, banhistas e moradores ficaram assustados com a morte do turista.
Alunos de São Sebastião participam de oficina de pesca

São Sebastião - Cerca de 800 alunos de 4ª e 5ª séries, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião, participaram hoje, 21, da Oficina Infantil de Pesca, realizada no Teatro Municipal, numa parceria entre a Prefeitura e o PNDPA – Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora, do Ibama.
O evento foi ministrado pelo biólogo Dalton Marques Novaes e pelo guia de pesca esportiva Roald Andreta, consultores do programa.
Durante uma hora, os alunos receberam informações sobre a importância da preservação do meio ambiente, voltada para a qualidade de vida dos próprios moradores e como incentivo ao turismo.
Segundo a secretária da Educação, Vera Hilst, o curso tem como objetivo despertar o interesse das crianças para a pesca, estimulando a cultura de “resguardar um bem natural que pode se acabar”.
Para o biólogo Dalton Novaes, a pesca esportiva é uma maneira de incentivar à atividade sustentável, já que ela movimenta uma área de desenvolvimento ao turismo que necessita estar preservada. “São necessários os peixes, para que tenhamos os pescadores, por isso, precisamos cuidar bem deste meio natural”, disse Novaes.
A Oficina Infantil de Pesca é um programa nacional desenvolvido pelo Ibama, que também treina adultos, visando a formação de guias de pesca esportiva.
“Nós habilitamos as pessoas a atender ao turismo de pesca e, desta forma, conscientizamos de que com o ambiente preservado e, conseqüentemente com os peixes vivos, eles terão seus empregos garantidos, pois este é um esporte muito procurado”, concluiu o biólogo. (Fonte: PMSS)