25 de maio de 2011

UFC da família Gracie 2001 fundadora do evento-EM 2011 VALE 2BILHÕES


UFC se transforma em marca bilionária e movimenta milhões pelo mundo Se o Ultimate Fighting Championship (UFC) pudesse descobrir quanto vale cada soco ou cada chute desferido por seus lutadores, o resultado colocaria um grande sorriso no rosto do presidente do evento, Dana White, e de seus sócios, os irmãos Frank e Lorenzo Fertitta. Eles foram os responsáveis por transformar o MMA (mixed martial arts, em inglês) em um dos negócios mais rentáveis do mundo esportivo na atualidade.

Essa história começou em 2001, quando os três empresários adquiriram o UFC da família Gracie — fundadora do evento — por “apenas” US$ 2 milhões. Uma década depois, White e os Fertittas têm nas mãos a principal marca do esporte que mais cresce em todo o planeta. Mais do que isso, eles são donos de uma empresa que, hoje, é avaliada em pelo menos US$ 2 bilhões.


Não é fácil ter noção do tamanho do UFC, mas os números tornam a compreensão mais fácil. As lutas promovidas pelo evento são transmitidas em 145 países, em 19 línguas diferentes. Mais de 350 milhões de lares espalhados pelo globo ficam ligados nos combates. Isso é possível pelo sistema de pay-per-view que o UFC oferece. Segundo números divulgados pela própria marca, 8 milhões de norte-americanos gastaram US$ 50 para assistir aos duelos em 2010.

Além de gerar lucro para si próprio, o UFC também costuma deixar sua marca nas cidades por onde passa. De acordo com estudo feito em janeiro deste ano para a cidade de Nova York, a realização de dois eventos geraria incríveis US$ 16 milhões anuais e 138 empregos diretos. Isso porque cada noite de lutas receberia um público estimado de apenas 17 mil pessoas.



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