27 de dezembro de 2011

SP tem aumento de latrocínios e queda de mortes no 1º semestre


O número de homicídios na cidade de São Paulo caiu 29% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, mas o número de vítimas de latrocínio (roubo seguidos de morte) aumentou 15%.

Homicídios têm queda de 12% em SP no 1º semestre
Capital puxa queda de homicídios nos últimos 15 anos

Foram registrados 190 assassinatos intencionais a menos na capital paulista: 660 no primeiro semestre de 2010 contra 470 neste ano. No mesmo período, porém, foi registrado aumento de 6 mortes em assaltos: as vítimas de latrocínio passaram de 41 para 47.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que "essa modalidade criminal recebe atenção especial das polícias paulistas, com o reforço do policiamento e o mapeamento das ocorrências".

As estatísticas da violência foram divulgadas nesta segunda-feira pela secretaria. Pelos dados, a capital lidera a redução de homicídios intencionais no Estado, onde a queda geral foi de 12%.

Nas outras regiões, a diminuição nas mortes foi mais branda. Nos 38 municípios do Demacro (departamento da Grande SP), a queda foi de 8,5%. Foram 553 homicídios no primeiro semestre de 2010 contra 506 até o final do mês passado.

No interior e litoral, a redução foi menor ainda: 3,8%. Foram 1.065 mortes em 2010 contra 1.106 neste ano.

VIOLÊNCIA

Além do latrocínio, outros crimes cresceram neste ano na comparação com o ano passado. Os furtos de homicídio tiveram alta de 23% na cidade. No primeiro semestre de 2010 foram 80 mil casos, contra 98 mil nos seis primeiros meses de 2011.

Os casos de lesão corporal, como as agressões, também cresceram na capital paulista. Entre janeiro e junho de 2010, foram registrados 17,9 mil ocorrências dessa natureza contra 19,7 mil casos no mesmo período deste ano. A alta foi de 10%.

Outros crimes com tendência de crescimento foram tráfico de drogas, homicídio culposo (sem intenção), roubo e furto de veículos.

A divulgação mensal das estatísticas da violência começou em abril deste ano, após a Folha revelar que o então responsável pelas informações, o sociólogo Túlio Kahn, impedia sua divulgação alegando sigilo, mas negociava os mesmos dados com empresas e entidades privadas.

Dados sobre violência no semestre, por bairro de São Paulo:
Homicídio doloso Latrocínio Estupro Roubo - outros (1) Roubo de veículo Furto - outros Furto de veículo



leia mais aqui: