18 de setembro de 2011

namoro e relacionamentopara pessoas nas redes sociais, que usam a Internet

Artigos sobre namoro e relacionamento
Terminar um relacionamento não costuma ser exatamente uma experiência agradável. Ainda que o término tenha sido desejado, se desvincular de uma outra pessoa pode ser difícil, mobilizando diversas emoções, gerando sentimentos contraditórios etc. Quando a separação foi desejo do outro, então, o quadro costuma ser ainda mais complicado. Mágoa, tristeza, raiva e decepção estão entre os sentimentos que podem surgir com maior ou menor intensidade.

Mesmo assim, a vida deve seguir. Se a separação é um fato e não há nada que se possa fazer para revertê-la, cabe a cada um dar o máximo de si para superá-la. O que fazer para que isso aconteça? Imagino que todos aqueles que já passaram pela situação terão suas dicas: sair com amigos, fazer programas diferentes, conhecer pessoas, viajar, ir a festas e boates, chorar, conversar com amigos... Certamente não é fácil, mas há muitas estratégias conhecidas para lidar com a perda.

Se, em suas vidas off-line, as pessoas geralmente sabem como agir diante de um término de relacionamento, na vida online muitas delas parecem confusas e perdidas. Não sabem se devem ou não continuar sendo ‘amigos (as)’ das (os) ex nas redes sociais, usam a Internet para desferir ofensas contra o outro, “espionam” a vida do ex, se expõem além do necessário... A confusão de sentimentos que a pessoa experimenta parece se transpor, assim, para dentro da Internet, gerando situações inconvenientes e até mais sofrimento. Como agir? O que fazer e o que não fazer? Vamos a algumas dicas!

O que fazer com o status de relacionamento?

Se, nas redes sociais, seu status de relacionamento remete a seu (sua) ex, nada mais natural que modificá-lo. Como fora da Internet você deixará de se apresentar como o par de Fulano(a), é justo que nas redes sociais o mesmo aconteça. Se você quiser ser discreto(a), basta passar a omitir seu status de relacionamento. Isso porque quando uma pessoa muda, por exemplo, de “casado” para “solteiro”, toda a lista de contatos é instantaneamente avisada, e podem surgir comentários que você poderá preferir não ler. Quando você simplesmente omite o status de relacionamento, ninguém é avisado de nada, e aquela informação apenas desaparece de seu perfil.

Continuar ou não amigo (a) da (o) ex?

Para responder esta pergunta, é preciso que você responda uma outra: Para quê? Qual a função de você continuar vendo o perfil do (a) ex? Para quê você quer saber se ele (a) viajou, saiu, está na praia, foi para a balada etc? Isso vai te ajudar de que maneira a superar a separação?

Continuar amigo (a) do (a) ex nas redes sociais muitas vezes tem a única função de “espionar” a vida dele (a), saber com quem ele (a) anda, o que está fazendo, se já superou ou não a separação. Fazer isso mostra apenas que você ainda está bastante vinculado (a) à outra pessoa, porém fazer movimentos no sentido oposto (da desvinculação) é algo bastante saudável.

Note-se que, quando me refiro a deixar de ser amigo (a) do (a) ex nas redes sociais, não considero que isto precise ser algo definitivo, para sempre. Pode ser apenas uma necessidade temporária, para que a separação de fato ocorra. Assim como um casal de ex podem ser grandes amigos na vida off-line, também podem ser amigos nas redes sociais. Apenas em um primeiro momento a distância pode ser necessária.

Não perca a compostura

Uma pessoa com raiva é capaz de coisas incríveis e seu potencial de agir de maneira impulsiva é ainda maior na Internet. Se, fora dela, uma pessoa poderia preferir não ir à casa do (a) ex lhe dizer desaforos, a Internet é um território frequentemente percebido como livre para este tipo de manifestação. Xingamentos em redes sociais, “barracos” diante de centenas de espectadores, atitudes visando apenas atingir o outro... Estas e muitas outras coisas acabam acontecendo. O curioso, no entanto, é que nada disso resolve o problema ou ajuda a superar a perda. Por esta razão, tenha cuidado para não perder a compostura. Seja o mais discreto (a) possível, evite se expor desnecessariamente. Lembre-se que nas redes sociais você não está apenas entre amigos íntimos. Geralmente na lista de ‘amigos’ estão os próprios amigos, muitos conhecidos, aquela prima distante, o vizinho do oitavo andar, o professor bacana da sétima série, os colegas de trabalho... Você precisa mesmo expor suas mazelas diante de todo esse público?

Descarregue no lugar adequado

Se as redes sociais podem não ser o melhor meio de descarregar suas mágoas, tristezas e raivas, certamente há situações mais adequadas para isso. Pela Internet, por telefone ou pessoalmente, o melhor ainda é “usar e abusar” dos amigos mais íntimos. Diante deles, você pode xingar, chorar, espernear e falar horrores sobre o(a) ex, pois saberá que eles não apenas poderão te ajudar, como também evitarão te expor.

Se as separações podem ser muito desagradáveis, faça o possível para não torná-las ainda pior. Discrição e civilidade podem ser grandes aliadas na superação da perda!

Dra. Mariana Santiago de Matos
Psicóloga

Currículo
Dra. Mariana Santiago de Matos é:
Psicóloga e psicoterapeuta. Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2004) com dissertação sobre relacionamentos amorosos na adolescência