25 de novembro de 2010

A Mágoa..................


Mágoa: você sabe lidar com esse sentimento?
Quem de nós nunca sentiu mágoa por alguém ou por determinada situação da vida? O que muitas pessoas não sabem é que esse sentimento se mal administrado pode causar várias doenças entre elas a depressão.
Sobre esse assunto a psicóloga Gleide Selma Schapke, destaca que é a mágoa é um sentimento comum. “É um sentimento comum porque as relações humanas são mediadas por diversos tipos de emoções alegria, tristeza, conciliação, nem sempre conciliação, então surgem estressores diversos que vão interferir numa relação”.
Outro fator destacado pela psicóloga é a predisposição genética: “as pesquisas mostram que existe uma predisposição genética e até orgânica de algumas pessoas em se sentirem mais facilmente magoadas, mas certamente a questão do não entendimento está presente no relacionamento humano. E pode ser desencadeado até mesmo por um mal entendido. Como algumas pessoas são muito sensíveis aquilo que não fica necessariamente claro entre elas pode se transformar em ressentimento, em mágoa. Esse comportamento acaba minando a relação humana entre as pessoas e em vários campos de suas vidas”.
Gleide Selma Schapke fala do sentimento de mágoa de homens e mulheres. “Acredito que seja igual para ambos os sexos, mas a mulher pelo componente da sensibilidade estaria mais suscetível, até mesmo em relação à competitividade entre os sexos. A mulher se coloca como sexo frágil e mais sensível. Ela acaba se sentindo mais magoada”.
Questionada sobre se mágoa pode virar depressão, ela responde: “pode trazer depressão e até problemas de ordem física porque existe uma tendência do ser humano de colocar as tensões no corpo, o que chamamos de psicossomático. As pessoas jogam as tristezas, as questões não resolvidas no corpo, à mágoa acaba sendo na vida uma questão não resolvida. Em crianças é mais comum uma somatização mais grave da mágoa. O ideal é os pais tenham uma conversa clara sobre o que está ocorrendo”.
Como resolver a mágoa?
“A conversa ajuda muito. Fazer o exercício do perdão e resolver às questões de relacionamento, ma se isso for difícil o ideal é obter a ajuda de um psicólogo. A dor psíquica é tão forte quanto à física, e ela deve ser esclarecida ao longo da vida”

Psicóloga fala sobre o sentimento de mágoa
Joelma Gonçalves, do SN1, com informações do Bom Dia Sergipe