20 de dezembro de 2010

Qual o verdadeiro segredo do sucesso?


Sinceramente? Nunca gostei de fórmulas secretas para isso, milagres homéricos para aquilo. Não acredito em um único segredo mágico que leve ao sucesso. Não mesmo.
Outro ponto que a meu ver merece atenção é: o que é sucesso para você?
Para alguns o sucesso é ter poder. Dinheiro também, mas no fundo o dinheiro é pelo poder que ele gera. Poder fazer o que quiser, poder comprar o que quiser, poder ser paparicado pelos outros, poder poder poder. Para outros o sucesso é simplesmente ser feliz, embora isso pareça um tanto quanto vago. Para resumir, o que quero dizer é que sucesso depende do ponto de vista e objetivo de cada um. É preciso saber aonde você está indo na vida. Você pode já estar lá.
De qualquer forma, há alguns ensinamentos que servem para nos ajudar na caminhada em busca do sucesso que desejamos. Um deles eu recebi por e-mail (obrigado Daysi) dia desses… Achei interessante e talvez lhe seja útil: segundo Benjamin Disraeli, o segredo do sucesso é a constância de propósito.
Ele continua: A diferença entre um fracasso e um sucesso não é aquilo que sai errado. Tanto os que fracassam quanto os que atingem o sucesso, em qualquer área da vida, cometem erros. Muitos cometem erros enormes. Deixe-me repetir isso para que você compreenda: tanto os que fracassam, quanto os que atingem o sucesso, em qualquer área da vida, cometem erros. Muitas vezes, os mesmos erros. Você não fracassa por fazer as coisas erradas. Fracassa por desistir ao fazer as coisas erradas.
Em qualquer momento da história, em qualquer país do mundo, e, em qualquer mundo do Universo, não existe nenhuma diferença nos erros cometidos pelos que têm sucesso e os que têm fracasso. Nenhuma diferença. Na verdade, normalmente, os que levam os troféus da vida cometem erros maiores, mais caros e mais dolorosos do que aqueles que ficam comendo pipoca na arquibancada da existência. Naturalmente, a imagem que fica dos vencedores é aquela do podium, do momento em que o “herói” levanta o troféu. Mas é somente uma cena do filme da vida dos vitoriosos. A cena editada.
Quantas vezes você viu Ayrton Senna deprimido, chorando, triste, bravo, suando enquanto reclamava que não conseguia fazer “Cooper” porque seu peito parecia doer? Provavelmente, nenhuma. Mas ele era humano, e, por isso, também fracassava. Ainda assim, você tem a imagem do seu carro cruzando a linha de chegada, ele carregando a bandeira do Brasil e a música eternizada do “tan-tan-tannn tan-tan-tannn”. Você se lembra dele no topo do podium, levantando o troféu. Você lembra do minuto da vitória. Apenas quem conviveu com ele lembra das horas de preparação, dos dias de esforço, das milhares de vezes que ele errou e, rapidamente, corrigiu seu rumo.
Você não fracassa por fazer as coisas erradas. Fracassa por desistir ao fazer as coisas erradas. Ayrton Senna cometeu vários erros que um piloto pode cometer. Mas ele tinha um propósito e não desistiu. Anote isso em sua mente: tanto os que fracassam, quanto os que atingem o sucesso, em qualquer área da vida, cometem erros. Muitas vezes, os mesmos erros. Mas os que têm sucesso não desistem. Eles continuam. Eles têm constância de propósito.
Você errou. Doeu. Talvez não somente em você, mas em outras pessoas. Você sofreu. Você teve sua carne marcada pela vida como o fazendeiro marca seu gado com ferro quente. Ótimo. Isso prova que você está mais próximo do podium, mais perto de atingir seu sonho. Talvez a marca tenha sido causada por uma crise no casamento, um emprego perdido, um filho envolvido com o submundo, uma escolha errada na Universidade. Chore. Viva o sofrimento. Fique triste, absorva a derrota. Não finja que não sofreu. Sofra. Você faz parte da raça humana, e isso é normal. Mas faça tudo isso somente na hora da queda. Assim que a vida tirar o ferro quente da sua carne, vire a página e, como Ayrton Senna, olhe a próxima pista, o próximo desafio, os próximos erros e a próxima vitória. Leve com você a marca que a vida lhe deu. Ela é a parte de tudo de bom que você é agora, ou vai ser.
Como disse Benjamin Disraeli, “o segredo do sucesso é a constância de propósito”. Você fez uma burrada? Excelente. Somente os personagens do filme fazem burradas. Os outros pagam o ingresso no cinema para assisti-los. Entre no filme da sua vida. Você não fracassa por fazer as coisas erradas. Fracassa por desistir ao fazer as coisas erradas. Tente novamente, por mais improvável que seja. Tente. Tente. Tente!
Não importa o tamanho de sua queda, do seu erro, da sua derrota, você está mais próximo agora do que estava antes. Por isso, não desista. Jamais!
Insista, persista! Só não alcança o sucesso quem desiste de buscá-lo.
Tudo de bom e até muito breve.

Um comentário:

Recolore disse...

Grande amigo Roberto,muito obrigada!
Que Deus nos dê o passaporte para 2011 com muita paz ,prosperidade a amor.
Que nossos sonhos e desejos se realizam.
Abraço,
Rosana