Terremoto no Haiti **************************************************************************************"Cruel e incompreensível" Publicidade Em tragédias das dimensões que está alcançando a do Haiti, parece dispensável um comentário. Talvez valha apenas repetir o que disse o presidente Barack Obama: "Para um país e um povo a que não são estranhas as dificuldades e o sofrimento, esta tragédia parece especialmente cruel e incompreensível".
Talvez valha igualmente repetir o que disse o eterno cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, sobre a morte de sua irmã, Zilda, criadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança. Zilda "morreu de uma maneira muito bonita, na causa em que sempre acreditou".
Mais que isso, talvez valha também constatar como é lenta a ação da comunidade internacional na ajuda aos países mais pobres do mundo, como o Haiti.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/13/coronel-de-brasilia-um-dos-mortos-no-terremoto-do-haiti-915522808.asp Coronel de Brasília é um dos mortos no terremoto do Haiti Plantão | Publicada em 13/01/2010 às 20h57m BRASÍLIA - Um dos 11 militares brasileiros mortos no terremoto do Haiti morava na Asa Norte, em Brasília. O coronel Emílio Carlos Torres dos Santos trabalhava no gabinete do comandante do Exército. No apartamento dele, na 103 Norte, ninguém foi encontrado. A mulher e as duas filhas dele estão no Rio de Janeiro. A quarta-feira foi um dia de angústia e espera por notícias para muitas famílias do Distrito Federal. De acordo com o Exército Brasileiro,1.266 soldados participam de uma missão de paz da ONU no Haiti. Vários desses militares são do Distrito Federal. Até agora muitas famílias não têm notícias dos parentes. Para essas pessoas as últimas horas têm sido de apreensão, mas também de esperança.
NUMCA DEIXE ESCAPAR A OPORTUNIDADE DE DAR ESPERANÇAS A QUEM PRECISE, DAR PALAVRAS DE PAZ A TODOS ANGUSTIADOS, QUEM TE PROCURAR AJUDE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER.. A Saudade que Fica Todas as pessoas que passam pelas nossas vidas deixam as suas marcas num ir e vir infinito. As que permanecem ... é porque simplesmente doaram seus corações para entrar em sintonia com a nossas almas. As que se vão ... nos deixam um grande aprendizado.... Não importa que tipo de atitude tiveram, mas com elas aprendemos muito.. Com as vaidosas e orgulhosas aprendemos que devemos ser humildes.... Com as carinhosas e atenciosas aprendemos a ter gratidão.... Com as duras de coração aprendemos a dar o perdão.... Com as pessoas que passam pelas nossas vidas aprendemos também a Amar e de várias formas.... com amizade com dedicação com carinho com atenção com atração com paixão ou com desejo ... Mas nunca ninguém nos ensinou e nunca aprenderemos como reagir diante da " SAUDADE" que algumas pessoas deixaram em nós! PRINCIPALMENTE A FALTA DE UM FILHO..
Associação de pais que perderam filhos São 13 os jovens que morrem, em média, por dia em Portugal. Por doença, suicídio, atropelamento ou acidente. Os pais, que vêem invertida a suposta ordem natural da vida, mergulham numa "dor inimaginável". Tentam colmatá-la com medicamentos e com divórcios, chegando mesmo a atingir estados de demência. "A Nossa Âncora" é uma associação de pais que perderam filhos, mas que conseguiram sobreviver à dor. Hoje, ajudam, um pouco por todo o país, outros pais a sarar a ferida.
"Só se pode entender a dor de perder um filho quando já se perdeu um. Tal como só se pode compreender a angústia de um vício como a droga, ou o álcool, quando já se foi viciado." A afirmação é de Maria Emília Pires, fundadora e Presidente desta associação, cujo objectivo principal é "devolver os pais à vida".
"Queremos ajudar os pais a enfrentar o horror da morte de um filho. Já passámos por lá, sabemos o que é ficar ferido. Mas sabemos também que é possível continuar a viver com alguma felicidade, tal como desejariam os nossos filhos se estivessem cá," afirma a fundadora, que perdeu a filha de 18 anos num acidente de viação. "Durante uns tempos fui transportada para um planeta qualquer, onde viver não fazia sentido. Mas eu tinha mais dois filhos e tive que voltar a por os pés na terra. Quando o consegui, vi que todas aquelas pessoas que se tinham preocupado comigo, tinham ido às suas vidas e eu estava sozinha. Não se falava da Mónica em lado nenhum e eu precisava falar dela," confessa Emília ao jornal "Público".
Um sentimento que é partilhado por quase todos os pais que viveram a mesma circunstância. Sentem-se sós, recorrem aos psiquiatras, aos medicamentos. Pensam em morrer, desintegram a família e nunca mais voltam a ser os mesmos.
A "Âncora" foi recentemente considerada pelo Estado uma Instituição de Utilidade Pública e o seu leque de tarefas não pára de aumentar. Hoje, organizam também fóruns, onde se apela à prevenção dos acidentes, da sida, etc. Uma das grandes preocupações desta associação é sensibilizar os médicos, os polícias e os bombeiros para a maneira como devem dar a notícia da morte de um filho aos familiares, uma vez que recebem centenas de queixas todos os dias.
A Câmara Municipal de Sintra atribui, anualmente, a esta instituição um subsídio no valor de mil contos. Quatro instituições bancárias e o "Correio da Manhã" doaram, este ano, um montante de 500 contos. Na totalidade, este dinheiro foi usado na recuperação de uma casa velha, onde instalaram a sede.
No início do próximo ano, Emília Pires promete mesmo abrir delegações em Braga e no Porto. Futuramente, também Tomar, Caldas da Rainha, Peniche, Vila Real de Santo António, Faro, Setúbal e Almada irão conhecer esforços neste sentido.
**********************************************************************************************************************************http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1459931 Discurso Ano Novo Do Presidente da República
Sem "papas na língua", Cavaco fez um discurso realista e totalmente centrado naquilo que é realmente importante. Uma excelente entrada em 2010. .
Boa noite, No início deste novo ano, saúdo todos os Portugueses, onde quer que se encontrem, e desejo-lhes as maiores felicidades para 2010. Há precisamente um ano, quando falei ao País, referi que 2009 iria ser um ano muito difícil. Acrescentei, na altura, que receava o agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza e exclusão social. E disse também que Portugal gastava em cada ano muito mais do que aquilo que produzia. Quando proferi estas palavras, não o fiz com um propósito político. Enquanto Presidente da República estou acima do combate político e partidário. Falo aos Portugueses quando entendo que o interesse do País o justifica e faço-o sempre com um imperativo: nunca vender ilusões nem esconder a realidade do País. Em nome da verdade, tenho a obrigação de alertar os Portugueses para a situação difícil em que o País se encontra e para os desafios que colectivamente enfrentamos. Ao longo do último ano, o desemprego subiu acentuadamente, atingindo, no terceiro trimestre, 548 mil pessoas. Quase 20% dos jovens estavam desempregados. A todos aqueles que, no último ano, perderam o seu emprego ou não conseguiram retomar uma actividade profissional, quero deixar uma palavra de conforto, mas também de esperança. Não percam a coragem. Mas o desemprego não é o único motivo de preocupação. A dívida do Estado tem vindo a crescer a ritmo acentuado e aproxima-se de um nível perigoso. O endividamento do País ao estrangeiro tem vindo a aumentar de forma muito rápida, atingindo já níveis preocupantes.
Um dos raios atingiu o barco onde estavam. Antonio Gomes Pinto, de 51 anos, morreu. Os outros três pescadores foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Pariquera-Açu. Dois deles sofreram apenas pequenas queimaduras e já receberam alta. Uma terceira vítima da tragédia foi transferida em estado grave para um hospital em São Paulo.Tragédia no Mar Falta de peixe atrai tubarão até a praia Oceanógrafos e pescadores de São Sebastião afirmam que animal sai do alto mar para buscar alimento São Sebastião A pesca indiscriminada no Litoral Norte, que está reduzindo a quantidade de peixes na região, pode levar os tubarões-tigre a se aproximar da praia em busca de alimento. Essa é uma das hipóteses para explicar um possível ataque de tubarão a um turista em São Sebastião no último domingo, segundo oceanógrafos e pescadores ouvidos ontem pelo ValeParaibano
AmberjacK Pesca Esportiva Capt. Yukio Guaruja SP - 13 7808-5342 / 55*84*16157Salvador BA - 71 9980-0176E-mail: yukio@amberjack.com.brMSN: yukio_amberjack@hotmail.co ****** A LUA NA INFLUENCIA DE UMA BOA Pesca
A influência da Lua no mar é visível: são as marés. A importância da Lua existe tanto para a pesca em alto mar, como nos rios ou em lagos.
Na Lua nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro.
Na Lua crescente a luminosidade ainda é pequena e são pouco os peixes que sobem a superfície, período regular.
Na Lua cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento de seu metabolismo e portanto de seu apetite, período ótimo.
Na Lua minguante nesta fase os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom.
A PESCARIA EM ALTO MAR TEM SEUS SEGREDOS, COMEÇANDO PELA LUA; A Lua e a previsão do tempo
- Quando a Lua nova mostra as pontas muito finas, coradas e resplandecentes, isso significa tempestades de vento. - Ventos muito fortes estão previstos quando a Lua cheia apresenta, a sua volta, um círculo com manchas ou com nuvens. - Quando a Lua surge amarela e traz um círculo roxo, haverá tempestade, pedras e raios. - Quando as estrelas parecem maiores do que de costume, teremos tormentas ao terceiro dia. - Quando, ao pôr do Sol, aparecerem nuvens muito vermelhas, é sinal de ventos. E, se as nuvens se estenderem para o sul, também haverá chuvas. - Quando o Sol aparece como que côncavo, vem tempestade com aguaceiro. - Se chove ao pôr do Sol, pode vir tempestade de vento no dia seguinte. - Quando, pela manhã, o Sol se apresenta vermelho, significa que haverá ventos secos em breve. - Quando as andorinhas voam muito baixo, com as asas quase roçando o solo, ou a água, é sinal de ventos fortíssimos. - Quando as moscas se ajuntam ao Sol, significa que vai chover. - É sinal de tempestade quando as vacas cheiram a terra e depois levantem a cabeça para o céu. - Vem tempestade quando os carneiros e as ovelhas dão topadas uns nos outros e levantam a cabeça para o céu. - Tempestades estão chegando quando a espuma do mar se espalha por cima das águas em vários lugares. - É sinal de tormenta quando temos a impressão de que as nuvens se põem nas alturas dos montes. - Quando os sinos retinem mais do que de costume, é sinal de ventos úmidos. - Quando as aves aquáticas fogem do mar para a terra, é tempestade e chuvas chegando. - Quando o Sol se põe muito resplandecente e com manchas azuis e verdes, significa tempestade com aguaceiro e ventos. Perguntas mais freqüentes
O que eu devo saber para fazer uma boa pescaria no mar?
Pescar no mar não é a mesma coisa que pescar em um rio ou represa. As diferenças também não são simples como somente o tipo de água e de peixes. A pesca em água salgada requer uma série de conhecimentos sobre os fenômenos da natureza (climáticos, gravitacionais, etc), bem como profundo conhecimento de navegação. Mas não se preocupe se você não tiver todo esse conhecimento. Basta contratar os serviços de um bom guia de pesca, afinal de contas, ninguém pode ser bom em tudo; cada qual no seu ramo de atividade.
Que fatores naturais e físicos influenciam na pesca marítima?
O mar sofre influência de fatores naturais como correntes de vento, correntes marítimas, temperatura do ar e da água, e fatores físico-gravitacionais como as marés, ligadas diretamente ao movimento do Sol e da Lua. Pela sua enorme extensão, o mar está sujeito a que ocorram vários desses fenômenos ao mesmo tempo, que irão influenciar as suas condições em locais distantes das fontes dos fenômenos.
Assim, um furacão que atinge a América Central poderá influenciar a costa norte Brasileira, fazendo com que aumente o comprimento e a freqüência das ondas que chegam até essa localidade, como também é possível que, num tranqüilo dia de pouco vento em Santos, termos ondas mais altas sem um motivo aparente, pois o centro do fenômeno encontra-se a centenas de quilômetros longe dali.
Qual a importância do guia de pesca perante esse quadro?
O bom guia de pesca, além de possuir embarcação apropriada com condições de “enfrentar” uma situação adversa de mar, também deve ter profundo conhecimento de navegação e condições meteorológicas, para que não seja surpreendido por um temporal.
Esses são os requisitos mínimos para que se realize uma pescaria com segurança, que é o mais importante. Também é importante salientar que além dos aspectos relativos a navegação, também diferenciamos um guia de outro pela sua experiência profissional como guia turístico de pesca o que inclui o conhecimento das espécies de peixes mais procuradas, incluindo seus hábitos comportamentais (alimentação, habitat, etc), o conhecimento dos melhores pontos para pesca e o seu “feeling”natural, ou seja, seu dom de acertar o pesqueiro certo no horário certo para que se tenha o máximo de produtividade possível durante uma pescaria. Parece simples mas é muito raro a gente encontrar esse tipo de guia.
O que é uma embarcação apropriada?
Uma embarcação apropriada para pesca em alto mar, é, sem duvida nenhuma, aquela que é construída para navegar em alto mar. Parece brincadeira mas tem muito mau profissional utilizando embarcações impróprias para a navegação marítima, pondo em risco a vida de seus passageiros.
Uma construção apropriada e mais robusta, como a espessura e a qualidade da madeira utilizada, o seu projeto hidrodinâmico com flutuação positiva ,ou seja, mesmo que seu convés seja invadido por grandes ondas, a água escorre para fora do barco sem nenhuma conseqüência para a navegação segura,muito diferente das escunas que são projetadas para passeios em águas abrigadas. Outros fatores muito importantes são a manutenção preventiva, possuir um bom sistema de comunicação (pelo menos 2 rádios — um VHF e um PX — ecobatímetro, bússola, GPS, e todos os equipamentos de segurança exigidos pela capitania dos portos.
Qual a formação que um guia deve ter para ser classificado como um bom “comandante”?
Sem dúvida, Mestre Arrais profissional é o mínimo requerido para transporte de passageiros e fretamento profissional. A habilitação a Mestre Amador não permite que se conduza embarcação para fins comerciais, como o caso de fretamento para passeio e turismo de pesca. O Mestre Arrais profissional possui uma formação mais ampla e com mais experiência, com pelo menos dois anos de embarque como marinheiro de pesca profissional, e só depois um curso intensivo de, no mínimo, 6 meses na marinha do Brasil, onde aprende código Morse, Ripeam (regulamento internacional para evitar abalroamento no mar), mecânica de motores, primeiros socorros, combate a incêndio, legislação marítima , além da parte de navegação por instrumentos (eletrônicos e tradicionais).
Bastaria você se perguntar para qual “Mestre” você entregaria a sua vida, o amador ou o profissional.
E qual o conhecimento que ele deve ter para ser um bom guia de pesca?
Como você já viu, ser um guia de pesca de alto mar exige muito conhecimento, responsabilidade e dedicação. Além de ser o responsável pela segurança dos pescadores deverá ter habilidades extras para assegurar um completo sucesso na pescaria. Como em todas as profissões, sempre existirá o profissional que pela sua dedicação, conhecimento profundo e experiência se sobressairá aos demais. Se além disso possuir acentuado gosto pela profissão aliado ao “dom” de farejar os peixes, certamente sua pescaria estará em excelentes mãos.