28 de janeiro de 2010

"Mapa do crime revela as áreas perigosas" - CIDADEde S.Paulo``FOLHA DE SP``


***
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/959
Informações inéditas da polícia de SP mostram que periferia tem mais crimes contra a vida e áreas ricas, mais crimes contra o patrimônio
Jardim Herculano, Capão Redondo e Parque Santo Antônio formam "triângulo da morte'; zona oeste tem mais furto e roubo de veículos
ANDRÉ CARAMANTE
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Dados inéditos do setor de inteligência da polícia de São Paulo, obtidos pela Folha, revelam como se distribui, distrito a distrito, a criminalidade pela cidade de São Paulo.
Os números, do segundo trimestre deste ano, mostram que a violência se espalha pela cidade, mas segue lógica própria.
Os crimes contra vida (homicídios e estupro) atingem, principalmente, as regiões mais pobres. Os crimes contra o patrimônio (roubos, furtos e latrocínio) se concentram na região central e em bairros mais ricos.
No primeiro caso, destaca-se o chamado "triângulo da morte", formado pelas regiões dos distritos policiais de Jardim Herculano, Capão Redondo e Parque Santo Antônio, onde 31,5% dos domicílios têm renda de até três salários mínimos.
Na área formada por essas três delegacias, que inclui bairros como Jardim Ângela e Jardim São Luis, ocorreram 44 homicídios nos meses de abril, maio e junho -14,7 por mês em média-, ou seja, 14,5% dos casos da cidade no período (303).
Crimes patrimoniais
Dos chamados crimes contra o patrimônio, o furto de veículos é uma das principais referências para a lógica da violência na cidade.
A análise dos números da polícia permite dizer que esse tipo de crime é mais freqüente na área formada por bairros como Perdizes, Lapa e Pinheiros, todos na zona oeste, onde 52,3% das residências têm renda superior a 20 salários mínimos.
Essa mesma área da zona oeste, aliada ao centro e aos Jardins, é responsável ainda pelos mais altos índices de outros furtos (celulares, carteiras, arrombamentos em residências etc.) e roubos (praticados sob grave ameaça, com a utilização de arma, por exemplo). Na classificação da polícia, os Jardins estão na área central.
Os números do Mapa da Violência fazem parte da base de dados da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento), órgão da Secretaria da Segurança Pública que estuda a criminalidade a fim de adequar a utilização das forças de segurança no policiamento da cidade.
Desde 2002, os governos Geraldo Alckmin (PSDB), Cláudio Lembo (PFL, hoje DEM) e José Serra (PSDB) divulgam só os dados macros da cidade, sem dividi-los por distritos policiais ou seccionais, como a Folha os apresenta nesta edição.
Ao longo desse período, a reportagem pediu várias vezes essas informações à secretaria por considerá-las de interesse público, mas não as conseguiu.
Os dados que a Folha revela não incluem crimes registrados em delegacias especializadas -como o Deic (roubos) e o Denarc (drogas)-, o que pode causar diferenças em relação às informações gerais do site da secretaria (www.ssp.sp.gov.br/estatisticas).
Entre 2004 e 2007, o governo paulista chegou a divulgar estatísticas criminais erradas. Só em crimes patrimoniais como seqüestro, roubo a banco, de veículos e de carga, mais de 16 mil ocorrências ficaram de fora da contagem oficial.
Outros crimes
Os números apontam ainda as regiões com maior incidência de roubo a banco, roubo de carga, estupro e tráfico de drogas. Roubos a banco estão concentrados em uma área da zona sul (Santo Amaro, Ibirapuera, Vila Clementino, Campo Limpo e Cidade Ademar) e em um trecho da zona oeste (Perdizes, Pinheiros e Itaim Bibi). Juntos, os bairros têm 50% dos roubos a banco entre abril e junho.
Os de carga acontecem predominantemente nas áreas próximas às rodovias Régis Bittencourt, Presidente Dutra e Fernão Dias, além da área central, que inclui as regiões de comércio popular do Brás e ruas 25 de Março e Santa Ifigênia.
Os estupros ocorrem principalmente nos extremos da cidade. O tráfico, na zona norte.
Veja os números por tipo de crime
VISITE ENDEREÇO;;
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/959
Pouca gente que circula pela avenida mais longa de São Paulo, a Sapopemba, na zona leste, sabe que está andando sobre um verdadeiro campo minado. O perigo ronda quem está a pé, de carro ou trabalhando atrás do balcão de algum comércio. Na lista dos lugares mais perigosos da cidade, ela foi campeã em roubos, com 82 casos registrados em junho. Também ficou com as primeiras posições em roubos de veículos, com 34 motoristas atacados, e em homicídios, com quatro assassinatos.

http://www.estadao.com.br/arquivo/cidades/2003/not20030728p8475.htm


É nos boletins de ocorrência, registrados nos distritos policiais, que o Serviço de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria da Segurança Pública, tem a maior fonte de captação de informações e de problemas que a polícia deve resolver.
http://www.estadao.com.br/especiais/as-25-vias-mais-perigosas-de-sao-paulo,54670.htm

Além do mapa da violência - obtido com exclusividade pelo Estado -, os delegados e oficiais da Polícia Militar têm condição de saber em que dias da semana e horários os criminosos atacam mais.

http://www.estadao.com.br/especiais/as-25-vias-mais-perigosas-de-sao-paulo,54670.htm

A fama de perigosa não é privilégio da Sapopemba. A avenida de 30 quilômetros de extensão está em más companhias. A campeã em furtos de veículos é a Rua Santa Marcelina, na Vila Carmozina, freqüentada por uma multidão que busca os serviços do Hospital Santa Marcelina. Em 30 dias, essa movimentada rua da zona leste foi o alvo preferencial de ladrões e deixou 17 motoristas sem seus carros.

http://www.estadao.com.br/especiais/balanco-da-violencia-no-transito-de-sao-paulo,54668.htm
Para os policiais, a causa pode estar ligada à grande quantidade de desmanches que toma conta da região. Mas a zona norte não foi poupada: a Rua Guaranésia, na Vila Maria, aparece entre as dez primeiras no furto de carros - pelo menos dez veículos desaparecidos eram de alunos de uma universidade da região.

http://www.estadao.com.br/especiais/balanco-da-violencia-no-transito-de-sao-paulo,54668.htm

Já a "medalha de ouro" em furtos - são levados carteiras, celulares, bolsas e sacolas - ficou com a tumultuada Rua 25 de Março, na região central. Na confusão de pedestres, trânsito congestionado, carrinhos com mercadorias e um mar de camelôs, os ladrões encontraram o terreno mais fértil para aumentar o número de vítimas.



A Avenida Ragheb Chohfi aparece como o segundo lugar em roubos de veículos, com 29 casos no mês passado, e em sexto nos furtos de carros, com 11 ocorrências. Nessa região, a Avenida Marechal Tito, em São Miguel Paulista, ficou em segundo lugar na quantidade de roubos (houve 79 ocorrências em junho), foi a quarta nos roubos de veículos (com 24 motoristas assaltados) e ficou em nono lugar nos furtos (60 ocorrências).

http://br.taringa.net/posts/imagens/6484/As-estradas-mais-perigosas-do-planeta.html

Já a Estrada de Itapecerica, na região sul, aparece no quarto lugar do ranking nos assaltos, com 60 vítimas de ladrões, e também nos furtos de veículos, com 12 casos. Mas, quando se trata de roubos de carros, a Itapecerica desceu para o sexto lugar, com 22 ocorrências.

http://br.taringa.net/posts/imagens/6484/As-estradas-mais-perigosas-do-planeta.html

Na zona norte, a Avenida Cruzeiro do Sul amargou a terceira colocação em furtos. Em junho, foram 99 casos, muitos relacionados com a multidão que circula nela por causa do terminal de ônibus, as estações do metrô e o Terminal Rodoviário Tietê.
:http://www.mauavirtual.com.br/noticias_det.asp?s=Maua,_Sao_Bernardo_e_Santo_Andre_apontam_cruzamentos_mais_perigosos&id=7608

Pouca gente que circula pela avenida mais longa de São Paulo, a Sapopemba, na zona leste, sabe que está andando sobre um verdadeiro campo minado. O perigo ronda quem está a pé, de carro ou trabalhando atrás do balcão de algum comércio. Na lista dos lugares mais perigosos da cidade, ela foi campeã em roubos, com 82 casos registrados em junho. Também ficou com as primeiras posições em roubos de veículos, com 34 motoristas atacados, e em homicídios, com quatro assassinatos.

http://www.sindepark.org.br/parkingnews/ler_noticia_1.asp?texto=3330


É nos boletins de ocorrência, registrados nos distritos policiais, que o Serviço de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria da Segurança Pública, tem a maior fonte de captação de informações e de problemas que a polícia deve resolver.


Além do mapa da violência - obtido com exclusividade pelo Estado -, os delegados e oficiais da Polícia Militar têm condição de saber em que dias da semana e horários os criminosos atacam mais.



A fama de perigosa não é privilégio da Sapopemba. A avenida de 30 quilômetros de extensão está em más companhias. A campeã em furtos de veículos é a Rua Santa Marcelina, na Vila Carmozina, freqüentada por uma multidão que busca os serviços do Hospital Santa Marcelina. Em 30 dias, essa movimentada rua da zona leste foi o alvo preferencial de ladrões e deixou 17 motoristas sem seus carros.


Para os policiais, a causa pode estar ligada à grande quantidade de desmanches que toma conta da região. Mas a zona norte não foi poupada: a Rua Guaranésia, na Vila Maria, aparece entre as dez primeiras no furto de carros - pelo menos dez veículos desaparecidos eram de alunos de uma universidade da região.



Já a "medalha de ouro" em furtos - são levados carteiras, celulares, bolsas e sacolas - ficou com a tumultuada Rua 25 de Março, na região central. Na confusão de pedestres, trânsito congestionado, carrinhos com mercadorias e um mar de camelôs, os ladrões encontraram o terreno mais fértil para aumentar o número de vítimas.



A Avenida Ragheb Chohfi aparece como o segundo lugar em roubos de veículos, com 29 casos no mês passado, e em sexto nos furtos de carros, com 11 ocorrências. Nessa região, a Avenida Marechal Tito, em São Miguel Paulista, ficou em segundo lugar na quantidade de roubos (houve 79 ocorrências em junho), foi a quarta nos roubos de veículos (com 24 motoristas assaltados) e ficou em nono lugar nos furtos (60 ocorrências).

http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-transito/sp-transito-intenso-na-av-vinte-e-tres-de-maio-por-volta-das-1730hs15-01-2010,f9283d4c-ddfb-4fa3-8c7f-96ea3c7234a4

Já a Estrada de Itapecerica, na região sul, aparece no quarto lugar do ranking nos assaltos, com 60 vítimas de ladrões, e também nos furtos de veículos, com 12 casos. Mas, quando se trata de roubos de carros, a Itapecerica desceu para o sexto lugar, com 22 ocorrências.

http://www.n-a-u.org/motoboys2.html

Na zona norte, a Avenida Cruzeiro do Sul amargou a terceira colocação em furtos. Em junho, foram 99 casos, muitos relacionados com a multidão que circula nela por causa do terminal de ônibus, as estações do metrô e o Terminal Rodoviário Tietê.
:
Toni Brandão conta história de São Paulo em nova aventura da coleção "Brasil de Arrepiar"
http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Cultura_Diversao/2010/01/06/toni+brandao+conta+historia+de+sao+paulo+em+nova+aventura+da+colecao+brasil+de+arrepiar+9261190.html

26 de janeiro de 2010

RELATO DE UM CIDADÃO INDIGNADO QUE PRECISOU DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO....


Relato de um cidadão indignado que precisou da Polícia


Sou proprietário de um pequeno mercado em um bairro de periferia no interior do estado de São Paulo e encontrava-me em mais um dia de trabalho de domingo, apesar de cansado, estava tranqüilo, quando à tarde, pouco antes de fechar, entraram dois assaltantes dominaram meus poucos clientes e meu funcionário do caixa (na verdade ajudante geral) e roubaram todo meu caixa, R$ 465,00 (parece pouco, mas para um pequeno comerciante que acordou as 5:30 da manhã e deu duro o dia todo é muito). Na hora pensei em reagir, pois a arma do ladrão parecia de brinquedo e não achava certo eles levarem todo meu dinheiro do dia.

Diante disto fiz igual a todo cidadão desesperado faz, liga para o 190 e chama a policia, daí fiquei indignado, porque o telefonista da PM estava mais preocupado em fazer perguntas do que mandar logo a viatura. Fiz inúmeras ligações e passaram mais de 30 minutos e nada da viatura chegar e o telefonista só dizia “eu vou cadastrar sua ocorrência, senhor, e é só o senhor aguardar”. Eu lá queria saber de “cadastrar ocorrência”, eu queria uma viatura no meu trabalho. Passados exatos 48 minutos chegaram dois policiais em duas motos vieram em minha direção e eu não quis nem saber, já cheguei “soltando os cachorros” em cima dos policiais, quando um deles após me ouvir pacientemente, com muita calma e educação, me interrompeu e perguntou se tinha sido vítima de roubo, eu nem esperei ele terminar de falar e já respondi que sim e depois desta demora não precisava mais da polícia lá e que eles podiam ir embora e paciente policial militar com um semblante triste me respondeu:

-“tudo bem senhor só que nós precisamos do senhor, porque um dos ladrões que roubou o mercado do senhor deparou com a viatura no momento em que os PM estavam vindo pra cá e baleou um dos nossos amigos e na troca de tiros foi baleado e está no hospital e por isso é necessário que o senhor nos acompanhe para fazer o reconhecimento e a gente conseguiu localizar R$ 465,00 com o outro ladrão que foi preso”.

A partir daí vi como sou uma pessoa medíocre e mesquinha, pois pensava só em mim e no meu dinheiro enquanto uma pessoa que eu nem me conhecia tomava tiro por mim e como sou idiota a ponto de pensar em reagir em um assalto achando que a arma era de brinquedo.

Chegando no hospital não estava mais preocupado com o meu dinheiro e nem com em reconhecer o ladrão que havia me roubado, estava preocupado com o estado de saúde do PM que havia sido baleado por mim, ou melhor, pela sociedade ingrata e injusta, que não reconhece o trabalho destes nobres profissionais. Fiquei sabendo que o policial estava bem e que iria passar por uma pequena cirurgia para retirar a bala que havia atingido e o ladrão que havia me roubado havia morrido.

Fiquei indignado (agora sim) quando cheguei ao plantão policial e vi pessoas gritando para os policiais na calçada: “assassinos, covardes” e minha indignação aumentou mais ainda quando os jornais do município e da região anunciaram: “policia mata pintor em troca de tiros”, e quando grandes jornais anunciam: “aumentou o número de mortos pela policia militar”. E o policial militar baleado, ninguém fala nada? O pai de família, assim como eu, é ferido ou morto, ninguém comenta?

Daí faço uma pergunta: quem está certo o policial que arrisca a vida para nos proteger, eu que, assim como todo o trabalhador, acordo cedo, inclusive nos finais de semana e dou um duro danado para sustentar a família ou o ladrão.

A partir daí resolvi conhecer melhor o trabalho destes valorosos homens indo ao quartel e conhecendo a sua central telefônica, onde fiquei impressionado com a quantidade ligações e a quantidade de trotes e de relatos que não são problemas de policia, daí vi a importância da quantidade de perguntas que aquele excelente profissional que atende o telefone me fez.

O pior de tudo e que não acabou ai, porque o policial que acertou o ladrão que baleou seu amigo está sendo processado pela morte do ladrão, foi afastado da rua, teve que mudar com sua família porque deram vários tiros na casa onde morava e ainda teve que ouvir do advogado do ladrão que o bandido era ele. Meu Deus! Desse jeito onde vamos parar?

Agora para me redimir o que me resta a fazer é dizer quanto sou grato aos Policiais Militares pelo seu trabalho, parabenizá-los e dizer sempre quando vejo uma viatura ou ouço uma sirene: “fiquem com DEUS meus grandes amigos e heróis”.

Augusto Silva
(nome fictício, pois tenho medo sofrer represálias do crime, pois no nosso país só eles têm direitos, e sei que logo o ladrão que me assaltou estará nas ruas)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." Rui Barbosa


*************************************************************************************
A POLÍCIA MILITAR TEM UM CURSO MODERNO NA FORMAÇÃO DE PM QUE É GERENCIAMENTO DE CRISE
TEM POLICIAIS QUE O QI É PEQUENO COLOCA A VIDA DE TODOS OS CIDADÕES DESARMADOS E INDEFESOS DEVERIAM SER BANIDOS ; QUANTO VALE UMA VIDA???

25 de janeiro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO PAULO".456 ANOS



FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO PAULO".
“FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO PAULO”. (Soneto). Perfurada igual um queijo...Mas tem grande o coração!No teu aniversário dou-te um beijo,Pois teu nome ainda causa emoção. Daquela velha canção...Cuja garoa não mais vejo;Já foi cantada Ipiranga com a São JoãoSão Paulo, belos dias a ti desejo! Os nordestinos paulistanos...Cuja Mão de obra te fez crescer,E a ti festeja há muitos anos. São Paulo que não sabe adormecerPortugueses, japoneses, italianos...Fiz estes versos para a ti enaltecer!

Antonio Hugo

PARABENS SAMPA PELOS SEUS 456 ANOS EU NUMCA VOU TE ABANDONAR...









SÃO PAULOA maior cidade do Hemisfério Sul; 14ª mais globalizada do mundo; principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina; décima nona cidade mais rica do mundo, responsável por 36% de toda a produção de bens e serviços do Estado; sede de 63% das multinacionais estabelecidas no país e responsável por 28% de toda a produção científica nacional; cidade com a maior população de japoneses fora do Japão e que conta com mais italianos que Roma. Parabéns São Paulo! Tanti Auguri a todos os paulistanos natos e os que migraram e imigraram pra cá.
São Paulo, nossa cidade! São Paulo da cultura, da comida, do lazer, do trabalho. Da garoa, das tempestades. Da política, da luta, da emoção. São Paulo do mundo! Do imigrante, da coragem, do novo. Do brasileiro, da beleza, da diversidade. Da festa!

Saiba mais sobre o projeto São Paulo Minha Cidade
http://www.saopaulominhacidade.com.br/

http://www.saopaulominhacidade.com.br/list_historias_em_outros_idiomas.asp