Mais um cartão postal do Vale do Anhangabaú, na capital paulista. Já é anos pelos nacionais. Dos importados tem: Dodge, Plymouth, Volvo, Morris. Dos nacionais, os sempre presentes: Fusca e Kombi. Tem um Dauphine também. Vejam: Paisagem do Anhangabaú ... guilhermedicin@hotmail.com E uma Vemaguete tambem. Bela foto do Anhangabaú e do então Buraco do Adhemar, como era chamada a passagem sob a av. São João e Pça. do Correio. Interessante, a gente sempre acha que os autos antigos eram pretos, o que não era bem assim, na verdade eram bem coloridos! Me parece que os Taxi sim eram pintados de preto na época. Eu tenho o color chip do Chevrolet 1947/1948 e já pesquisei a cor original na plaqueta de uns 10 desses Chevrolet, por incrível que pareça, nenhum era originalmente preto. Por outro lado desses 10, 6 estavam pretos e os outros 4 pintados em cores modernas, nenhum deles tinha a cor original de fábrica ainda. Um deles, de um amigo aqui de BHE, hoje está
PARQUE OU VALE DO ANHANGABAÚ - CONSOLAÇÃO Oficializado como Parque, este logradouro é mais conhecido como Vale do Anhangabaú. O seu nome é uma referência ao histórico ribeirão Anhangabaú (hoje canalizado), cujas nascentes encontram-se nas proximidades da Rua Paraíso. Seguindo o traçado da Av. 23 de Maio, na altura da Praça da Bandeira, ele recebe as águas do Ribeirão do Bexiga e do Ribeirão Saracura, indo desaguar no Rio Tamanduateí. O nome Anhangabaú, segundo Teodoro Sampaio e outros estudiosos da língua Tupi, significa Rio dos Malefícios, do Diabo ou simplesmente Águas assombradas: de Anhangá (mau espírito) + y (rio). Seu primitivo nome era grafado ora como Anhangavay, ora como Anhangabahy. O vale, por sua vez, até meados do século XIX, estava ocupado por quintais de residências (no lado da atual Rua Líbero Badaró), ou pela "Chácara do Chá" (lado do Teatro Municipal). Porém, com o crescimento da cidade e a consequente remodelação do centro urbano nas últimas décadas do século XIX, o Vale do Anhangabaú se transformaria. Palco de sucessivas transformações que, aos poucos alteraram radicalmente sua paisagem. Em 1892, por exemplo, foi inaugurado o primeiro Viaduto do Chá; em 1906 o Ribeirão foi canalizado e, em seguida, inaugurou-se no local um requintato parque ao estilo europeu.
EU NASCI EM 1955EM JOÃO PESSÔA -PARAIBA ;CHEGUEI EM SÃO PAULO EM 1960,EU AMO ESTA CIDADE ,AMO AS PESSÔAS QUE VIVEM NELA , AMO OS TURISTA QUE A VISITAM SÃO PAULO É REALMENTE ESPECIAL.. A partir da década de 1940, seu perfil novamente é alterado: paulatinamente, os jardins são substituídos por avenidas de tráfego rápido. Nos anos 50 e 60 são implantadas duas pistas asfaltadas que transformaram o Vale num dos principais eixos de ligação Norte/Sul da cidade. Em 1980 o então Prefeito Reynaldo de Barros, por sugestão do aruiteto Benedito Lima de Toledo, lança um concurso para escolher um novo projeto para o local. Os vencedores foram Jorge Wilheim e Rita Kliass. As obras foram iniciadas na gestão de Jânio Quadros (1986-1988) e o novo Vale do Anhangabaú foi inaugurado pela Prefeita Luiza Erundina em dezembro de 1991. O parque atualmente possui uma área de 50.000m2 e dois túneis com 570 metros cada. As obras consumiram um total de 150 milhões de dólares. Os túneis: Complexo viário localizado no Parque do Anhangabaú e constituído por duas vias subterrâneas: túnel Norte-Sul e túnel Sul-Norte. Como parte do projeto "Novo Vale do Anhangabaú", cujas obras foram totalmente entregues no dia 20/12/1991 pela Prefeita Luiza Erundina, a construção dos dois túneis foram as primeiras obras iniciadas e inauguradas naquele local. O primeiro túnel (Norte-Sul) foi inaugurado no dia 12/12/1988, na gestão do Prefeito Jânio Quadros. O segundo túnel (Sul-Norte) foi inaugurado no dia 31/08/1990, pela Prefeita Luiza Erundina.
A partir deste sábado, , será possível viajar de São Paulo a Jundiaí em um trem da década de 1960, onde os funcionários estão vestidos com as roupas da época. O percurso de 61 quilômetros é feito pela Linha 7-Rubi da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e passa por 15 estações. O trem recebeu o nome de Expresso Turístico. O passeio ocorrerá somente aos sábados, com saída na plataforma 4 da Estação da Luz, no centro, às 8h30m. O trem tem uma locomotiva de 1952 e dois carros de passageiros de 1960. A viagem dura cerca de 1h30 min e conta com dois monitores que informam as atrações dos locais. O governo prevê novas linhas turísticas para maio (Mogi das Cruzes) e agosto (Vila de Paranapiacaba). Os bilhetes são vendidos todos os dias das 6h às 18h30m na bilheteria de acesso à Pinacoteca, no saguão principal da Estação da Luz. Veja as datas disponíveis. O Expresso sairá da Estação da Luz direto para a Estação Jundiaí, sempre da plataforma 4. As passagens serão vendidas somente na Estação da Luz, por R$ 28 (preço por pessoa, ida e volta). Para grupos de até quatro pessoas, há desconto de 50% para a segunda, a terceira e a quarta passagem. O pagamento pode ser feito somente em dinheiro.
roberto, conheci o seu blogg pq vi vc seguindo o meu assadeira, um blogg de comidinhas que eu tenho. gostei muito daqui, pq sou encantada por fotos de são paulo, antes e depois. bj. regina. aaaah!!! sou brandão tb. e, pode apostar, somos parentes.
6 comentários:
Mais um cartão postal do Vale do Anhangabaú, na capital paulista. Já é anos pelos nacionais.
Dos importados tem: Dodge, Plymouth, Volvo, Morris.
Dos nacionais, os sempre presentes: Fusca e Kombi. Tem um Dauphine também.
Vejam: Paisagem do Anhangabaú ...
guilhermedicin@hotmail.com
E uma Vemaguete tambem.
Bela foto do Anhangabaú e do então Buraco do Adhemar, como era chamada a passagem sob a av. São João e Pça. do Correio. Interessante, a gente sempre acha que os autos antigos eram pretos, o que não era bem assim, na verdade eram bem coloridos! Me parece que os Taxi sim eram pintados de preto na época.
Eu tenho o color chip do Chevrolet 1947/1948 e já pesquisei a cor original na plaqueta de uns 10 desses Chevrolet, por incrível que pareça, nenhum era originalmente preto. Por outro lado desses 10, 6 estavam pretos e os outros 4 pintados em cores modernas, nenhum deles tinha a cor original de fábrica ainda.
Um deles, de um amigo aqui de BHE, hoje está
PARQUE OU VALE DO ANHANGABAÚ - CONSOLAÇÃO
Oficializado como Parque, este logradouro é mais conhecido como Vale do Anhangabaú. O seu nome é uma referência ao histórico ribeirão Anhangabaú (hoje canalizado), cujas nascentes encontram-se nas proximidades da Rua Paraíso. Seguindo o traçado da Av. 23 de Maio, na altura da Praça da Bandeira, ele recebe as águas do Ribeirão do Bexiga e do Ribeirão Saracura, indo desaguar no Rio Tamanduateí. O nome Anhangabaú, segundo Teodoro Sampaio e outros estudiosos da língua Tupi, significa Rio dos Malefícios, do Diabo ou simplesmente Águas assombradas: de Anhangá (mau espírito) + y (rio). Seu primitivo nome era grafado ora como Anhangavay, ora como Anhangabahy. O vale, por sua vez, até meados do século XIX, estava ocupado por quintais de residências (no lado da atual Rua Líbero Badaró), ou pela "Chácara do Chá" (lado do Teatro Municipal). Porém, com o crescimento da cidade e a consequente remodelação do centro urbano nas últimas décadas do século XIX, o Vale do Anhangabaú se transformaria. Palco de sucessivas transformações que, aos poucos alteraram radicalmente sua paisagem. Em 1892, por exemplo, foi inaugurado o primeiro Viaduto do Chá; em 1906 o Ribeirão foi canalizado e, em seguida, inaugurou-se no local um requintato parque ao estilo europeu.
EU NASCI EM 1955EM JOÃO PESSÔA -PARAIBA ;CHEGUEI EM SÃO PAULO EM 1960,EU AMO ESTA CIDADE ,AMO AS PESSÔAS QUE VIVEM NELA , AMO OS TURISTA QUE A VISITAM SÃO PAULO É REALMENTE ESPECIAL..
A partir da década de 1940, seu perfil novamente é alterado: paulatinamente, os jardins são substituídos por avenidas de tráfego rápido. Nos anos 50 e 60 são implantadas duas pistas asfaltadas que transformaram o Vale num dos principais eixos de ligação Norte/Sul da cidade. Em 1980 o então Prefeito Reynaldo de Barros, por sugestão do aruiteto Benedito Lima de Toledo, lança um concurso para escolher um novo projeto para o local. Os vencedores foram Jorge Wilheim e Rita Kliass. As obras foram iniciadas na gestão de Jânio Quadros (1986-1988) e o novo Vale do Anhangabaú foi inaugurado pela Prefeita Luiza Erundina em dezembro de 1991. O parque atualmente possui uma área de 50.000m2 e dois túneis com 570 metros cada. As obras consumiram um total de 150 milhões de dólares. Os túneis: Complexo viário localizado no Parque do Anhangabaú e constituído por duas vias subterrâneas: túnel Norte-Sul e túnel Sul-Norte. Como parte do projeto "Novo Vale do Anhangabaú", cujas obras foram totalmente entregues no dia 20/12/1991 pela Prefeita Luiza Erundina, a construção dos dois túneis foram as primeiras obras iniciadas e inauguradas naquele local. O primeiro túnel (Norte-Sul) foi inaugurado no dia 12/12/1988, na gestão do Prefeito Jânio Quadros. O segundo túnel (Sul-Norte) foi inaugurado no dia 31/08/1990, pela Prefeita Luiza Erundina.
A partir deste sábado, , será possível viajar de São Paulo a Jundiaí em um trem da década de 1960, onde os funcionários estão vestidos com as roupas da época. O percurso de 61 quilômetros é feito pela Linha 7-Rubi da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e passa por 15 estações. O trem recebeu o nome de Expresso Turístico.
O passeio ocorrerá somente aos sábados, com saída na plataforma 4 da Estação da Luz, no centro, às 8h30m. O trem tem uma locomotiva de 1952 e dois carros de passageiros de 1960.
A viagem dura cerca de 1h30 min e conta com dois monitores que informam as atrações dos locais. O governo prevê novas linhas turísticas para maio (Mogi das Cruzes) e agosto (Vila de Paranapiacaba).
Os bilhetes são vendidos todos os dias das 6h às 18h30m na bilheteria de acesso à Pinacoteca, no saguão principal da Estação da Luz. Veja as datas disponíveis.
O Expresso sairá da Estação da Luz direto para a Estação Jundiaí, sempre da plataforma 4. As passagens serão vendidas somente na Estação da Luz, por R$ 28 (preço por pessoa, ida e volta). Para grupos de até quatro pessoas, há desconto de 50% para a segunda, a terceira e a quarta passagem. O pagamento pode ser feito somente em dinheiro.
roberto, conheci o seu blogg pq vi vc seguindo o meu assadeira, um blogg de comidinhas que eu tenho. gostei muito daqui, pq sou encantada por fotos de são paulo, antes e depois.
bj. regina.
aaaah!!! sou brandão tb. e, pode apostar, somos parentes.
Roberto, boa noite!
Não conhecia esta história de Interlagos. Obrigado por compartilhar conosco.
Ótimo final de semana.
Abs,
Alexandre Silva
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